Atire a primeira pedra quem nunca ficou perdido diante de tantas opções de café nas gôndolas do supermercado. Muitas vezes, a mesma marca ou fazenda podem apresentar duas categorias diferentes, mas o que isso quer dizer? Para entender melhor como o mercado de cafés rotula os produtos, preparamos um tutorial simples.

Resumindo, aquele famoso do supermercado também conhecido como Tradicional conta com um blend de café arábica e robusta. Nele, evita-se (mas não se proíbe) o uso de grãos defeituoso que diminuem a qualidade da bebida final. Também não existe uma limitação de quantidade de robusta no pacote, o que geralmente, não colabora muito no sabor.

Já o café Superior conta com mais arábica e aceita o máximo de 10% de grãos defeituosos, se houver robusta, ele deverá ser de melhor qualidade. A história muda com o café Gourmet. Feito 100% com café arábica, ele não tem frutos defeituosos e a bebida naturalmente fica mais saborosa. Essas são as categorias mais encontradas nos diversos supermercados espalhados pelo Brasil e são fiscalizadas pela Associação Brasileira da Indústria do Café (a ABIC). Mas e o tal do Café Especial?

Essa seria uma evolução da categoria Gourmet e os requisitos para classificar o produto como tal são bem rígidos. Questões como procedência (quem produziu em qual fazenda?), sustentabilidade e cuidado em todas as fases da produção permitem que o consumidor tenha uma ótima experiência com a bebida. Quando livre de defeitos, impurezas e com uma torra cuidadosa de acordo com o perfil do grão, o café realmente fica excepcional. Uma das formas de saber se o café é Categoria Especial, basta localizar o selo da BSCA (Associação de Cafés Especiais). Além de garantir a alta pontuação,  via QR Code em cada embalagem de café é possível rastrear sua origem, a variedade da planta e todos os detalhes técnicos que apreciadores de café buscam na hora de degustar a bebida.

Um exemplo desse cuidado que podemos citar aqui no Orfeu é a cata seletiva depois da torra. Logo depois do café ser torrado, ele é separado manualmente antes de ser embalado. Isso garante que eles cheguem a sua casa mais homogêneo, resultando numa bebida equilibrada, limpa e super saborosa.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...