Bastante popular na cafeicultura brasileira, o processamento chamado café natural preserva os grãos como a natureza mandou. Ou seja, ele é seco com a casca e com tudo que tem direito. Quando o café atinge seu nível máximo de maturação, os grãos são colhidos e encaminhados diretamente para terreiros de secagem ou para secadores mecânicos.

O segredo do café natural é remover o excesso de água dos grãos por meio de uma seca uniforme e facilitar a homogeneização dos grãos. Assim, evita-se a proliferação de microrganismos que podem comprometer a qualidade final da bebida. De acordo com o livro Glossário de Termos Técnicos Utilizados na Cafeicultura, de Sára Maria Chalfoun, por ser seco com a polpa e mucilagem o café natural apresenta corpo e aroma pronunciados, acidez moderada e sabor naturalmente doce.

Os cafés naturais são tão populares no Brasil que alguns concursos de qualidade criaram uma categoria especial só para eles. Assim, a decisão entre os melhores que usam esse processamento de via seca é mais justa. As fazendas de Orfeu Cafés Especiais, por exemplo, já foram campeãs nessa categoria no concurso de qualidade Late Harvest Competition. Para conferir os sabores desse processamento, confira em nossa loja o Orfeu Intenso e o Blend Orfeu Clássico .

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...