Quem nunca leu numa embalagem de café termos como: Catuaí Natural ou Mundo Novo Despolpado?! Esses termos são muito comuns entre profissionais do café, mas podem confundir o consumidor final. Afinal, ninguém é obrigado a saber de tudo 😉 Explicando o exemplo acima, Catuaí e Mundo Novo são variedades da planta de café que dão frutos diferentes. Seria mesma coisa de falar sobre as diferentes uvas dos vinho, por exemplo, Merlot e Cabernet Sauvignon.

Já os termos Natural e Despolpado fazem referência ao processamento que o café foi submetido lá na fazenda ainda. Esses diferentes métodos de processar o fruto do café resultam em sabores e texturas diferentes em sua xícara. Portanto, as decisões feitas pelo produtor ainda lá na lavoura vai traçar o destino sensorial do seu café.
Esse é o primeiro post de uma série especial que explicará alguns termos técnicos. Porém, antes de ir direto ao ponto e explicar o que é café despolpado, é importante entender a composição do fruto de café. Sim, o café é uma fruta e conta com as seguintes camadas:
• Casca – é a proteção de que tudo há no interior da fruta. Dependendo da variedade da planta, ela pode se apresentar nas cores vermelha ou amarela quando madura;
• Polpa – trata-se da parte “carnuda” logo abaixo da casca. É essa camada que é retirada no processamento café despolpado;
• Mucilagem – compreende numa camada mais viscosa rica em açúcares e fica entre a polpa e o pergaminho;
• Pergaminho – película bem fina que envolve a semente;
• Sementes ou Grãos – o café é um dos poucos alimentos que consumimos apenas o caroço, ou o grão… a semente. Cada fruto contém duas sementes que serão torradas e se tornaram o café que você conhece.

Quando o café é despolpado, sua polpa é removida por meio de equipamentos especiais. Os despolpadores são máquinas que submetem os grãos maduros a uma pressão e, ao passar por um cilindro com furos, as cascas e polpas são retiradas. De um lado cai a casca, de outro o grão que será seco em terreiros ou secadores mecânicos.

Por ter a polpa removida, o pergaminho fica mais aparente durante o processo de seca. Sensorialmente, esse processamento resulta numa boa doçura e deixa o corpo mais leve. Se você quiser experimentar, nossos Blends Suaves podem conter cafés despolpados.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...