Aprenda a fazer café na Prensa Francesa
Ela dispensa filtro de papel, energia elétrica e ainda traz charme na hora de preparar seu café!

Feita em vidro e metal, seu filtro é uma placa que apresenta uma malha mais espaçada que os filtros comuns. É por isso que se recomenda uma moagem mais grossa para esse método de preparo. O diferencial desse filtro é que ele libera os óleos essenciais do grão, tornando a bebida final ainda mais rica.

Em outros países ela pode receber o nome de Cafetiere (UK), Press Pot, Cafetière à Piston, Coffee Plunger ou French Press, mas seu funcionamento é igual no mundo todo. E, ao contrário do que se pensa, foi um designer italiano – o senhor Attilio Calimani – responsável por desenvolver esse método tão charmoso em 1929. O nome Prensa Francesa ganhou o mundo quando o utensílio se tornou muito popular nas cozinhas e cafés franceses.

Atualmente a prensa francesa é bem popular, mas ainda há pessoas que não acertaram a mão. Inclusive, esse método de preparo é sucesso de presentes de casamento, mas normalmente o casal que ganha não tem ideia de como usar. Hoje você aprende de vez como preparar um delicioso café neste método!

Ingredientes:
20g de Café Orfeu (Sugestão Orfeu: se você não tem uma balança em casa, use duas colheres de sopa bem cheias).
200ml de água quente
1 prensa francesa
1 moinho (pode ser elétrico ou manual)

Se você não tem moinho, você pode comprar já na moagem específica aqui.

Tempo de Preparo: 5 min – 6 min
Porções: 1 caneca ou 2 xícaras

Modo de preparo:
1. Escale a prensa francesa.

2. Faça a moagem grossa do café em grão.
Dica Orfeu: A moagem precisa estar mais grossa para não restarem resíduos na bebida. O ideal é um pó com aparência de sal grosso.

3. Descarte a água que você escaldou o método de preparo.

4. Insira o café moído e ajuste para o pó ficar todo na mesma altura.
Adicione metade da água na prensa com café e mexa cuidadosamente.
Dica Orfeu: Para verificar a temperatura ideal da água é simples, basta observar quando algumas bolinhas de ar começarem a subir, é sinal de que você pode desligar o fogo.

5. Termine de colocar os 200ml de água e aguarde 4 minutos para a infusão acontecer, lembrando que todo o pó de café deve entrar em contato com a água.

6. Abaixe o embolo lentamente e sirva seu café!

Sugestão Orfeu: utilize o blend Clássico na prensa francesa para realçar suas notas florais, cítricas com finalização de caramelo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...