2 dicas definitivas para abrir mão do açúcar no café.

Adoçar ou não adoçar o café? Eis a questão!

Crescemos ouvindo que café bom é café forte, preto. Sempre com aquela dose exagerada de açúcar para mascarar o amargor e poder começar o dia com energia. Porém, será que vale a pena alterar o sabor de todos os cafés que experimentamos?

Colocar ou não açúcar no café é uma polêmica que ronda os consumidores em todo o mundo, e essa dúvida persegue aqueles que possuem maneiras diferentes de consumir o café, o que pode incomodar alguns puristas.

Antes de qualquer coisa é bom esclarecer: não existe uma regra que proíba o uso de açúcar no café. Dito isso, o tabu de adoçar ou não, surgiu quando cafés de altíssima qualidade começaram a ser ofuscados pelo uso exagerado de adoçantes ou algum tipo de açúcar. O café quando é de Categoria Especial, já vem adocicado naturalmente e com elementos sensoriais deliciosos como chocolate, caramelo, frutado e até mel. Ao inserir outro elemento marcante, toda essa riqueza de sabores é mascarada, podendo prejudicar a experiência.

Separamos 2 dicas definitivas para você conseguir abrir mão do açúcar com o tempo:

1. Procure por cafés de qualidade.
Comece substituindo seu café diário por um café de qualidade elevada, assim você perceberá, aos poucos, que há sabores e aromas diferentes, isso te ajudará a querer experimentá-lo. Além disso, aquele sabor marcante de queimado já não estará mais presente, pois esta é uma característica dos cafés inferiores, já são torrados em excesso para encobrir os defeitos.

2. Diminua pela o açúcar pela metade.
Não é preciso retirar todo o açúcar de uma vez, você pode estranhar com o gosto muito diferente do que está acostumado e acabar desistindo do processo. Coloque sempre menos açúcar do que a última vez, e vá retirando aos poucos. Em menos de uma semana você já estará degustando um café puro e delicioso.

Dica Orfeu: depois que você passar por esse processo de diminuição do açúcar e experimentar o café puro algumas vezes, faça um teste oposto e adoce do mesmo jeito que adoçava anteriormente. Você perceberá a potência e a presença que o açúcar extra tinha na bebida e entenderá se você gosta do café ou do açúcar no café.

Essas dicas podem representar o começo de sua jornada no mundo dos cafés Especiais e te ajudar a desapegar do açúcar. Nossa sugestão é que você esteja aberto para novas experiências e queira entender mais sobre o universo encantador dos cafés Especiais. Em nosso site você encontra cinco blends com características únicas para você escolher por onde começar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...